Páginas

sábado, 19 de junho de 2010

Crocodilos






Os crocodilos são os maiores répteis existentes na natureza nos dias de hoje. Atualmente, o seu tamanho é, em média, de oito metros, porém na época dos dinossauros, há 140 milhões de anos, os crocodilos chegaram a medir 30 metros de comprimento. Hoje vivem até 80 anos. São encontrados em rios, lagos e pântanos na África tropical e subtropical e em Madagascar. Habitam, também, as áreas costeiras do oeste africano. Os crocodilos nadam com a ajuda da sua poderosa cauda. Em terra, apesar de terem patas curtas, são bem velozes. Para fugir deles, o melhor é correr em ziguezague, pois eles não conseguem mudar de direção repentinamente. Imóveis, parecem troncos flutuantes, o que engana muitas das vítimas destes répteis. Placas córneas cobrem a cabeça, o pescoço e o tronco destes répteis. A cauda é comprimida lateralmente. Os crocodilos jovens se alimentam de invertebrados, de anfíbios, de répteis, de peixes e de outros pequenos vertebrados.Os adultos são ferozes predadores e se alimentam de peixes, de tartarugas, de aves aquáticas, de antílopes, de zebras, de grandes animais domésticos e de homens. Os dentes, implantados em alvéolos, são utilizados para destruir as presas. Eles agem principalmente à noite. Durante o dia, descansam nas margens ou em bancos de areia, mantendo a boca aberta nas horas de maior calor. Os crocodilos fazem seus ninhos com folhagens. A postura é de 20-50 ovos e o período de incubação é de três meses. Uma das diferenças entre crocodilos e jacarés está na dentição. Os crocodilos ao fecharem a boca deixam aparecer o seu 4º dente.
“Lágrimas de crocodilo” é uma expressão muito conhecida para dizer quando alguém está fingindo um choro. O crocodilo, quando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Assim, ele “chora” enquanto devora a sua vítima.
Seu sexo(macho ou fêmea) é determinado pela temperatura do ambiente durante o desenvolvimento do embrião.
Os crocodilos e alguns tipos de lagartos têm umas peças osseas chamadas “osteodermos” dentro de suas escamas. Essas peças têm a função de um escudo protetor.

Fonte: http://iguinho.ig.com.br/canalnatureza/repteis.html
http://curiosidadesanimais.blogspot.com/2007/07/crocodilos-os-maiores-rpteis-da.html

Por que os castores constroem represas?


As represas feitas pelos castores são levantadas para proteger a casa desse simpático mamífero. Dotado de membranas nas patas traseiras e uma achatada e larga cauda que serve de leme e remo, o castor constrói seu lar no meio dos rios (apesar de também fazê-lo nas margens). A casa é feita de pedaços de madeira, pedras e lama e forma um monte oco em forma de cone com entradas submersas. Apesar de proteger os bichinhos do frio do inverno e de animais predadores, a toca sofre o risco de ser inundada quando o nível da água sobe ou de ficar desprotegida contra inimigos em períodos de seca, e é aí que entram as represas. Para manter a água (e o pé direito da casa) no mesmo lugar, os castores levantam as barreiras, pois elas seguram a água numa altura mínima e, caso chova muito e o nível do rio suba, basta abrir buraquinhos na represa, como se fossem comportas de um dique, para que a altura volte ao normal.

Fonte: http://www.curiosidadeanimal.com/castores.shtml

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Mais veloz que um carro...




O falcão peregrino ( Falco peregrinus) é a ave mais rápida do planeta e também e o animal mais rápido do mundo , já que nenhum outro animal consegue atingir uma velocidade maior que a dele.
Esta ave veloz
consegue voar a mais de 320 Km/h, isso é o máximo que um pássaro pode conseguir em um vôo. Nenhum outro bicho da Terra consegue ultrapassá-lo.

Fonte: http://seletos.blogspot.com/2009/12/ave-mais-rapida-mundo-videos-fotos.html

A ave mais perigosa do mundo...



A natureza por vezes reserva algumas curiosidades, pra não dizer surpresas.
A bela ave da imagem por exemplo. Quem iria adivinhar que essa penosa poderia ser dona de um golpe mortal,
hein?
A espécie que mais parece ser uma mistura de ema, avestruz e
peru azul, é um Casuar (Casuarius spp), uma ave de grande porte encontrada na Austrália e Nova Guiné. Algumas aves chegam a medir 1,90 de altura.
A bichinha é aparentemente tranquila e inofensiva, mas…. se ela se sentir ameaçada ela pode te dar uma patada com muita força e te causar sérios ferimentos com suas unhas. Obs : Há narrações de que na 2ª Grande Guerra, soldados estacionados na Nova Guiné, foram alertados para se manterem afastados, pois elas seriam capazes de provocar ferimentos fatais em humanos adultos. A periculosidade do
Casuar está registrada noGuinness Book, como sendo a ave mais perigosa do mundo.

Deu zebra!


As zebras são mamíferos que normalmente não atacam se não tiverem um motivo para isso. Pertencem a família dos eqüídeos da qual os cavalos também fazem parte, ambos são mamíferos, sendo que as zebras se originam da África Central e África do Sul. A semelhança entre zebras e cavalos fez com que, em tempos muito antigos, elas fossem chamadas de cavalos tigre, em uma correlação as suas listras que lembram um tigre.
A maioria dos animais têm a cor da sua pelagem ou pele associadas à camuflagem e você pode estar se perguntando como isso acontece no caso da zebra, já que ela vive nas savanas. Sua pelagem é preta e branca, no sentido vertical. As cores vão escurecendo conforme vão ficando mais velhas e apesar de parecerem, uma nunca é igual a outra, é como se fosse nossa digital.
As zebras são um dos principais "pratos do cardápio" dos leões e esse é um dos motivos pelo qual sua coloração é preta e branca, pois o leão só consegue ver essas cores e dessa forma ela mistura-se a vegetação, sendo aos nossos olhos um destaque, porém para os leões, seus maiores caçadores, não.
Por serem muito perseguidos por seus predadores as zebras tornam-se extremamente ágeis na arte de correr sendo muito velozes, porém no momento em que se vêem ameaçadas de perto são capazes de quebrar a mandibula de seu algoz principal, com a força de seus coices.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Por que o pescoço da girafa é tão flexível?


As girafas se elevam acima de todos os outros mamíferos do mundo. Aparando ramos ao longo das savanas africanas sobre pernas finas como pernas-de-pau, a girafa macho adulta pode exceder os 6 metros. Mas apenas cerca da metade de sua altura vem de seu tronco - o restante vem do pescoço. E como se todo esse comprimento não fosse suficiente para esse animal, ele ainda tem outra ferramenta para expandir seu alcance: sua língua pode se esticar a até 46 centímetros.
Quanto ao longo pescoço, os cientistas continuam sem respostas definitivas em relação ao exato caminho evolucionário que os ancestrais do animal tomaram para estimular uma adaptação tão singular. Umas das peças mais surpreendentes desse quebra-cabeça é que a vasta extensão do pescoço contém apenas sete vértebras. É o mesmo número de vértebras que os humanos e quase todos os outros mamíferos possuem.
Como explicação, muitos pesquisadores apontam o petisco preferido das girafas, as folhas de acácia, como responsável por essa extensão adicional do pescoço. A teoria da evolução diz que as girafas, através da seleção natural, tem aquele pescoço porque seu alimento preferido estava no alto dessas árvores de 6 metros. Entretanto, as girafas também passam algum tempo, particularmente durante a última parte do dia, com suas pernas abertas obliquamente, mastigando gramíneas e arbustos rasteiros.
Outros pesquisadores dizem que talvez se trate de impressionar as fêmeas de pescoço mais curto. As girafas macho, chamadas touros, brigam numa competição pescoço contra pescoço pelas girafas fêmeas. Semelhante a carneiros entrelaçando chifres em batalhas exaltadas, os touros usam seus pescoços robustos para atingir um ao outro com força esmagadora. As leis da adaptação sugerem que aqueles com o pescoço mais longo e forte ganham a competição.
Seja qual for o caso, as sete vértebras das girafas fazem as dos seres humanos
parecerem anãs. Na verdade, cada vértebra do pescoço da girafa pode ter até 25 centímetros de comprimento. E, isso não é feito exatamente para uma carga leve: o animal pode atingir 270 quilos.
Anatomia da girafa garante flexibilidade
Certas características do pescoço da girafa dão a ela uma grande flexibilidade. A primeira é a maneira como as vértebras do pescoço, chamadas vértebras cervicais, são unidas entre si. Lembre-se de que a girafa possui sete desses ossos, exatamente como os seres humanos. Contudo, as vértebras cervicais das girafas são ligadas como juntas esféricas.
Esse é o tipo de junta que une seu braço a seu ombro e que oferece um âmbito de movimento de 360 graus. Além disso, a junta entre o pescoço e o crânio permite à girafa estender a cabeça em posição quase completamente perpendicular ao solo.
Descendo para onde o pescoço encontra as costas, está a segunda característica anatômica importante para a flexibilidade da girafa: as vértebras torácicas. Nos seres humanos, as vértebras torácicas são ligadas na metade do osso para proporcionar estabilidade adicional e nossas vértebras cervicais se unem na frente e atrás para dar mais mobilidade.
A anatomia da girafa não segue essa mesma construção e sua primeira e segunda vértebras torácicas são ligadas da mesma maneira que suas cervicais, com juntas esféricas. Essa adaptação dá às girafas um ponto extra de flexibilidade. Isso também contribui para a "corcunda" do animal.
Essa parte altamente flexível, embora pesada, do corpo é que confere o movimento desajeitado do animal. Observe uma girafa e você vai notar que o pescoço se move para trás e para frente com seu passo largo. Isso ocorre porque o peso e o movimento do pescoço guiam o centro de gravidade da girafa.
O animal também movimenta seu pescoço de um lado para o outro, o que o ajuda a se erguer em uma posição ereta sobre suas pernas delgadas.

Sistema cardiovascular é especial
Como outra conseqüência do longo pescoço, o sangue de uma girafa tem uma longa jornada a percorrer. Por essa razão, a anatomia de uma girafa é realmente espantosa. O animal possui um sistema cardiovascular especializado que mantém o sangue circulando adequadamente para o cérebro e para o coração enquanto move seu pescoço e cabeça em todas as direções, garantindo que abaixar para tomar um golinho de água não vai provocar uma vertigem possivelmente letal.
Os vasos sanguíneos das girafas são equipados com válvulas que previnem o retorno do sangue devido à gravidade. Elas também têm uma concentração maior de células vermelhas no sangue, corações maiores e a pele mais apertada, especialmente ao redor das pernas, o que ajuda o sangue a circular melhor.
Mantendo tudo caminhando de maneira constante e serena, a girafa também respira em ritmo relativamente lento. Seus pulmões dilatados compensam o vasto comprimento da traquéia enquanto o ar viaja para cima pela longa estrada do pescoço.
Fonte: http://www.diariodemarilia.com.br/Noticias/68840/Pescoo-da-girafa-tem-7-vrtebras

Como as galinhas fazem os ovos?


Em mais uma extraordinária demonstração de proeza da natureza, o conteúdo de um ovo é envolvido em uma casca perfeita, sem emendas e incrivelmente forte como se fosse mágica! Os ovos são obras de arte.
A galinha tem pouco a ver com a formação da casca do ovo, na verdade é o ovo que desenvolve a casca em volta de si mesmo. Ele faz isso por meio de processos que também são observados nos ossos e nas conchas do mar.
Em volta do ovo há uma membrana, e nessa há pontos uniformemente espaçados onde formam-se colunas de calcita (uma forma de carbonato de cálcio). Essas colunas se arranjam lado a lado para formar a casca. De acordo com um livro muito interessante chamado "Feito para medir" de Philip Ball:

Os pontos de nucleação são nódulos de proteína definidos chamados de proeminências mamilares, e o mineral é primeiramente depositado em forma de partículas de aragonita com orientação ao acaso de cristais. Ao topo dessas pilhas de aragonita, começam a se formar colunas de calcita cristalina orientada.
A calcita fica basicamente flutuando na solução em volta da casca, e ela se deposita nessa casca como um cristal em formação. O ovo faz sua própria casca.

Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao231.htm

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Menor mamífero do mundo

Na verdade o título de menor mamífero do mundo é dividido entre um morceguinho tailandês e um comedor de insetos chamado musaranho-pigmeu.
O musaranho pigmeu, é considerado o menor mamífero terrestre não-voador, ele pode ter apenas 52 mm de comprimento (pouco mais de 5 cm), mais uma cauda de 30 mm. Gosta de lugares úmidos, passa o dia escondido entre as pedras, debaixo das raízes das árvores ou em pequenas tocas. À noite sai para caçar insetos, aranhas, vermes e larvas. Apesar do tamanho, é um animal valente e agressivo. Tem bom apetite e é capaz de comer em poucas horas uma quantidade maior que seu próprio peso. Isto é fundamental pra a sua sobrevivência. Um musaranho pigmeu não sobreviveria se ficasse mais de dez horas sem comida. Ele detesta a luz e o calor e morreria se ficasse exposto à luz do dia por um período longo. Quando ameaçado, o musaranho pigmeu expele um cheiro forte, almiscarado, que desencoraja os carnívoros. Ele emite um som parecido com piado e os filhotes quando nascem são cegos e pelados, mas se tornam independentes em menos de um mês.
Suncus etruscus – Musaranho pigmeu, o menor mamífero terrestre!

O menor mamífero voador do mundo é um morcego que habita as margens do Rio Kwai, na Tailândia, chamado de morcego-zangão, de nome científico Craseonycteris thonglongyai. Ele é um pouco maior que uma abelha comum. Os adultos medem aproximadamente 3 centímetros e pesam menos do que uma moedinha de 10 centavos.
Craseonycteris thonglongyai – Morcego-zamgão, o menor mamífero voador!



Fonte: http://diariodebiologia.com/2009/03/qual-o-menor-mamifero-do-mundo/

Mestre da paciência


O Testudo tabulata (jabuti) é um bicho pré-histórico, quieto, porém muito dócil que se adapta à vida moderna. Rústicos e resistentes, os jabutis somam mais de 40 espécies em todo o mundo. Sua vida é levada com vagar. Adora ser afagado e todas as suas tarefas são demoradas. Cortar um grande pedaço de comida, cavar um bom buraco para enfiar a cabeça pode levar um bom tempo. Provavelmente, é o mais lento animal entre os vertebrados. No Brasil duas espécies são originárias das florestas úmidas. Uma delas é a Geochelone carbonaria, conhecida como Jabutipiranga e a outra é a Geochelone denticulata também chamada de Jabutitinga.
Chega a medir 40 cm de comprimento por 30 de largura. Tem carapaça alta (nos jovens ainda mais que nos adultos), ornada de escudos poligonais, cabeça e patas retráteis. A fêmea difere do macho por ser maior, mais avermelhada e por ter o plastrão (casco de baixo) convexo. Já o plastrão do macho é côncavo, para poder montar na fêmea por trás e então copular.
O jabuti é um mestre da paciência: se por um acaso uma árvore lhe cai em cima, espera até que ela apodreça e então retoma o seu caminho. Assim o faz também, com facilidade, quando são atacados por seus predadores naturais: enfia a cabeça e as patas pra dentro do casco e espera até que seu adversário desista. Pode viver mais de 200 anos.

Fonte: http://www.ufrgs.br/ceclimar/minizoo_jabuti.htm
http://curiosidadesfantasticas.blogspot.com/2007/03/jabuti.html

terça-feira, 15 de junho de 2010

A menor serpente do mundo!


Foi apresentado na revista Zootaxa a menor cobra de todas as 3.100 espécies conhecidas. O réptil, chamado Leptotyphlops carlae, tem medidas de cerca de 10 centímetros de comprimento e tem uma espessura semelhante a um espaguete.

Investigadores encontraram-se com as novas espécies na ilha do Caribe, Barbados e , como é habitual nestes casos, e advertem que a serpente está em perigo devido à proliferação de edifícios e de culturas no seu seio.

O réptil de Barbados, tem a semelhança de outras espécies, produz um ovo em cada entrada e é alimentado principalmente por larvas de formigas e cupins.

Fonte: http://www.sitedecuriosidades.com/ver/a_menor_serpente_do_mundo.html

João-de-barro: Um arquiteto ciumento e vingativo!

Quem nunca se encantou com aquelas casinhas do João de Barro? Esse pássaro habilidoso possui diversas peculiaridades. Os casais constroem juntos sua morada durante duas semanas, onde vivem por cerca de um ano, tempo o bastante para pelo menos 4 ninhadas.
Na cosntrução da casa, utilizam barro úmido, misturado a esterco e palha. O casal chega a fazer centenas de viagens no transporte do material. O ninho (casinha)tem formato esférico e normalmente 30 centímetros de diâmetro. As paredes tem 5 centímetros de espessura e exigem grande esforço do casal: eles amassam as porções de barro com os bicos e os pés, criando uma massa homogenea e pegajosa que ajuda na construção.
É um arquiteto perfeito. O ninho tem dois cômodos, com uma porta que dá acesso ao primeiro, que é feita na medida para que a ave entre sem precisar se abaixar. O cômodo mais interno, geralmente é forrado com penas, pelos e musgo, serve para a postura de ovos e acomodação dos filhotes. A porta de entrada é sempre estrategicamente posicionada na direção contrária à chuva e ao vento.
Mesmo sendo um arquiteto muito habilidoso, o macho é considerado extremamente ciumento e vingativo. Os machos amam para a vida toda, mas as fêmeas são “vulneráveis” e se encantam facilmente por outros machos. Se ele desconfia que está sendo traído, toma uma atitude radical: prende a companheira no ninho, tapando a porta, e deixa a coitada morrer lá dentro. Embora esse comportamento nunca tenha sido cientificamente observado, essa má fama corre o mundo!

Por que os gatos sempre caem de pé?


Você já percebeu que os Gatos sempre caem de pé?
Você não precisa fazer um teste, mas observe um gato caindo de algum local, ele sempre cai de pé. Isso se deve porque os gatos têm um senso de equilíbrio bastante apurado que lhes permite fazer movimentos rápidos e girar o corpo sobre as quatro patas.
O bichano realiza esse malabarismo contando com a grande sensibilidade dos receptores (estrutura interna do ouvido responsável pelo equilíbrio).
Afinal das contas, como o gato faz?

Isso tudo é permitido, através da fisiologia (o próprio sistema) do gato.
Sempre que o gato está em uma posição desconfortável, ocorre um aumento de pressão na região, funcionando como alerta, assim, essa “mensagem de alerta” é enviada para o sistema nervoso que manda vários sinais elétricos para o aparelho locomotor, em especial, os músculos.
Assim, os músculos, realizam uma série de movimentos instintivos que fazem o corpo do animal recuperar o equilíbrio.


No clima da Copa!



Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Perissodactyla

Família: Equidae


Gênero: Equus



A zebra é um animal mamífero eqüídeo natural da África central e do sul. Seu pelo consiste num conjunto de listras brancas e pretas que a ajudam a fugir de seu predador. À noite, suas listras se confundem com a vegetação ajudando a escapar dos leões.

A zebra é um animal tranqüilo, normalmente só ataca se for necessário defender-se. Vivem entre famílias: macho, fêmea e filhotes. A zebra pode chegar a viver até 30 anos e sua gestação é de 360 dias e nasce uma única cria. Pode chegar a 2,4 m de comprimento e 1,5 de altura. Peso médio de 320 kg.

Uma curiosidade a cerca deste animal é se são brancas com listras pretas ou pretas com listras brancas. Você sabe a resposta? Bem, isso é mais ou menos o mesmo que perguntar quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha. Mas neste caso há uma resposta sim, a zebra é branca com listras pretas e isto pode ser comprovado na espécie Grevy, pois a mesma tem a barriga e a parte interna das patas inteiramente brancas tendo as listras a partir das laterais do corpo e por todo o resto do mesmo. A singularidade de suas listras é como a impressão digital de uma pessoa, não existe igual em toda a espécie, da mesma forma como ocorre com a pelagem das girafas. Embora aparentemente sejam iguais, as diferenças das espécies variam entre o padrão de listras, o focinho que em uma das espécies é preto, a altura, o formato das orelhas entre outros aspectos.



Classe - Mamíferos



Família -
Rinocerontídeos


Ordem -
Perissodáctilos (pés com número ímpar de dedos)



Rinoceronte, nome comum dado a certas espécies de ungulados de dedos ímpares, cuja característica mais notável é a presença de um ou dois chifres, que na verdade são excrescências da pele. São animais grandes, pesados, de corpo robusto e patas curtas.
Cada pé tem três dedos funcionais, cobertos por uma unha parecida com um casco. A pele é grossa, de cor cinza ou castanha, segundo a espécie. Pode viver até os 50 anos, se morrer naturalmente. Pode alcançar a velocidade de 45 km/h.
É um animal de pobre reprodução: apenas um filhote, depois de uma longa gestação de dezessete meses, o filhote pesa 25 kg e alimenta-se de leite materno até os dois anos de idade. Ao completar cinco ou sete anos, já é adulto e passa a viver sua própria vida.
Há cinco espécies que compõem o grupo dos rinocerontes (onde quatro são cada vez mais raras). As cinco espécies são herbívoras e se alimentam de uma grande variedade de plantas. A visão do rinoceronte é pobre, mas o animal compensa essa deficiência com um olfato e audição muito desenvolvidos. Os rinocerontes Indiano e Java, possuem apenas um chifre, enquanto os outros três possuem dois chifres.


Filo - Chordata (Cordados)

Classe - Vertebrata ( Vertebrados)

Ordem - Carnívora (Carnívoros)

Família - Felidae (Felinos)

Gênero - Panthera

Espécie - Leo


O leão, (Panthera Leo), membro da família dos Felídeos, tem o corpo musculoso, longo, com extremidades relativamente curtas e cabeça grande. Em média pesa cerca de 250 kg e medem 2 metros de comprimento mais a cauda e 1 metro de altura. O macho apresenta a cabeça e o pescoço cobertos por uma juba característica. Os machos adultos de leão podem chegar a ser cerca de 50% maiores que as fêmeas. A juba os faz parecer ainda de maior tamanho. O rugido do leão pode ser ouvido a 9 km de distância, costuma ser emitido quando os machos saem em caçada ao anoitecer, quando a caça tem êxito, e ao amanhecer. Os leões vivem em média de 20 a 25 anos.
Se um macho menor se dá conta de que está em desvantagem, a confrontação não costuma terminar em luta. No caso de haver uma briga, a juba ajuda a amortecer os golpes e dentadas do oponente.
Como a maioria dos felinos, ele também é bastante curioso, e qualquer objeto estranho para ele o amedronta e o afugenta: uma bandeira num mastro, uma roupa no varal ou um espantalho. Se estiver devorando uma presa e for surpreendido bruscamente, chega até a abandonar a presa, para pôr-se em fuga. Não importa o causador da surpresa; pode ser até um pequeno gambá.
Fonte: http://www.bicodocorvo.com.br/animais/mamiferos/curiosidades-zebra
http://www.bicodocorvo.com.br/animais/mamiferos/curiosidades-zebra

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Por que peru na ação de graças?


Há quem diga que a Rainha Elizabeth ficou tão feliz durante um festival de colheita ao receber a notícia que a Armada Espanhola tinha sido arruinada durante uma tentativa de ataque à Armada Inglesa, que ela mandou que matassem gansos e os preparassem para servir como comemoração.

Os gansos foram o prato principal dessas celebrações durante algum tempo. Quando peregrinos da Inglaterra chegaram na América, eles encontraram os perus, que tomaram o lugar de apreço dos gansos na culinária, tornando-se assim, uma tradição até os dias de hoje.

A fama da boa carne se espalhou pelos países vizinhos e por vários lugares do mundo, inclusive no Brasil.

Além de saborosa, a carne do Peru é muito saudável e riquíssima em nutrientes, sendo favorável à saúde devido a baixa quantidade de gorduras.

Fonte:http://animais.bicodocorvo.com.br/informacoes/aves/a-ave-peru

domingo, 13 de junho de 2010

O curioso e divertido Pica-Pau



Os Pica-Paus são ricos em comportamentos curiosos. Tê-los como visitante do nosso jardim é um privilégio, mas não tão difícil como muitos pensam.

Foram as insistentes bicadas de um topetudo Pica-Pau, instalado no teto da casa de Walter Lantz, que o inspiraram a criar o famoso personagem Pica-Pau na década de 40c, na Califórnia.

Dono de um bico que é um martelo vivo, ou melhor, uma possante britadeira, marca sua presença na natureza através de constantes toc-tocs. Suas marteladas buscam pequenos insetos nas cascas dos troncos e podem localizar larvas adormecidas no interior de árvores, destruindo os insetos roedores de madeira.

Os Pica-Paus começam tarde suas atividades e recolhem-se cedo para dormir. Passam grande parte do tempo batendo, tentando localizar uma cavidade com alimento. Preferem árvores secas, doentes e parasitadas pelos fundos. Por causa da trepidação que provocam, a natureza dotou-os de uma proteção ao redor do cérebro, minimizando seus efeitos.

Seu bico comprido e pontiagudo presta-se ao papel de pinça. Para explorar cavidades, usa a língua flexível, de ponta afilada e longa (às vezes cinco vezes maior do que o bico) podendo agir a cinco centímetros do bico. Sua flexibilidade e capacidade preensora são possibilitadas por uma secreção que age como cola pegajosa.
Entretanto, não só de insetos vivem os Pica-Paus. Muitas espécies neotropicais gostam de frutas, como mamão, maçã e laranja. As frutas de imbaúba e as bagas do caruru também são apreciadas por algumas espécies do Norte. Nos EUA foram seriamente perseguidos por cultivadores de macieiras, até descobrirem que escolhiam apenas frutos bichados para se deliciarem.
Fonte: http://familiapet.uol.com.br/aves/aves/picapau.htm

O melhor amigo do homem


Você sabia que dar chocolate ao seu cãozinho pode matá-lo. Pois é... veja aqui curiosidades que talvez você não saiba sobre o melhor amigo do homem.
1 - A maior ninhada ocorreu em 1944 quando uma American Foxhound teve 24 filhotes.
2 - Dar chocolates aos cães pode ser fatal para eles. Um ingrediente do chocolate, a teobromina, estimula o sistema nervoso central e o músculo cardíaco. Cerca de 1 kg de chocolate ao leite, ou 146 gramas de chocolate puro podem matar um cão de 22 kg.
3 - Dois cães sobreviveram ao naufrágio do Titanic. Escaparam nos primeiros botes salva- vidas, que levavam tão poucas pessoas que ninguém se importou que eles estivessem ali.
4 - Já não existem mais Huskies Siberianos na Sibéria.
5 - O olfato dos cães é um dos melhores da natureza. Se as membranas situadas no nariz dos cães fossem estendidas, elas seriam maiores que o próprio cão.
6 - Os cães de guarda são mais suscetíveis a atacar um estranho correndo, que um que esteja parado.
7 - Os cães selvagens que vivem em matilhas na Austrália são chamados Dingos.
8 - Os cães têm cerca de 100 expressões faciais, a maior parte delas é feita com as orelhas.
9 -Os cães veem cores, mas não tão nitidamente como os humanos.
10 -Os estadunidenses gastam mais dinheiro em alimentos para cães do que para humanos.
11 - Quando os cães têm dor de barriga, comem mato para vomitar.
12 - Se um cão mantém o rabo erguido, é sinal de dominação.
13 - Foi constatado que algumas atividades cerebrais caninas durante o sono são semelhantes as de quando uma pessoa está sonhando. Assim, é quase certo que nosso melhor amigo também sonha! Os filhotes e os cães velhos sonham mais que os cães adultos.
14 - Geralmente, a boca de um cão tem menos bactérias e germes do que a boca de um humano.
15 - A fabricante de brinquedos TAKARA criou um computador de mão que traduz o latido em bom Japonês. O aparelho é equipado com um programa que interpreta o humor do animal de acordo com o tom dos ruídos. O cão usa uma coleira com um gravador. O som é transmitido para o tradutor que interpreta na tela de cristal líquido como alegria, frustração, tédio...
16 - Houve um cão que era tão leal ao dono que, quando este morreu, ele nunca saiu de perto da cama. Apenas saía para ir buscar comida e voltava para comer ao pé do dono, como era costume. O cão passou o resto dos seus dias ali. Quando morreu foi enterrado ao lado do dono.

Fonte: http://www.npdbrasil.com.br/portugues/curioso/cur_caes.htm
http://guia.mercadolivre.com.br/curiosidades-cachorro-sono-duracao-sonhos-fases-disturbios-10961-VGP

Hipopótamo


Nome científico: Hipopotamus amphibius.
Ordem: Artiodactyla.
Família: Hipopotamidae.
Habitat: pode ser encontrado em grandes rios.
Distribuição geográfica: África.

Características:
Pesa de 3 a 4 toneladas, medindo aproximadamente, 3,80 a 4,30m (comprimento da cabeça e tronco) e 50cm de cauda. Corpo maciço e cilíndrico, pesando 3,500 kg e a sua esperança de vida pode rondar os 40 anos.


Pele nua, exceto nos lábios, orelhas e extremidade da cauda que é curta e achatada. Cabeça bastante grande. Tonalidade geral, cinzento-escura quando a pele está úmida, e de cor variada quando a pele está seca, porque nela fica agarrada grande quantidade de pó e terra.

Gestação: 240 dias.
Número de filhotes: 1 filhote.
Alimentação: Vegetais aquáticos e ervas.

Curiosidades:
Pode permanecer até 5 minutos submersos sem precisar respirar. Ao anoitecer busca a terra para pastar e parte do dia fica na água fugindo do sol escaldante.
Quando o hipopótamo abre a boca num imenso bocejo, mostra a sua maior arma, seus dentes (enormes caninos e incisivos menores), esta ameaçando seus rivais seja por motivos territoriais ou sexuais.
O hipopótamo reparte seu tempo entre a terra e a água. A pele fina que recobre seu corpo não lhe permite estar fora d'água muito tempo durante o dia. Há uma peculiaridade na sua pele: ela não tem glândulas sudoríparas, mas sim outras, que secretam uma substância vermelha que atua como barreira contra os raios solares. Por esta razão, diz-se que os hipopótamos suam sangue.

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/hipopotamo.php
http://www.webciencia.com/14_hipo.htm

O beija-flor



O beija-flor é a menor ave da natureza. É tão leve que pode se empoleirar em uma simples folha de capim. Seus ovos não são maiores que uma ervilha de tamanho médio. Os filhotes, logo que nascem, são menores que um gafanhoto comum. Uma ninhada cabe inteira dentro de uma colher das de chá.
Algumas espécies, como o andorinhão da Amazônia, chegam a voar 150 km por hora. São absurdamente rápidos. E a resistência deles então é para nenhum pássaro pôr defeito. Imagine que quando são perseguidos chegam a voar até 700 km sem pousar uma única vez.
Este pássaro é capaz de extrair o néctar da flor enrolando a sua língua, de três quartos de uma polegada, de comprimento, em um formato de canudo muito pequeno. É originário das Américas, este é o único pássaro capaz de voar em marcha-ré e de permanecer parados no ar enquanto bate as asas .


Fontes: http://familiapet.uol.com.br/aves/aves/curiosidades_beijaflor.htm
http://www.curiosidadesanimais.xpg.com.br/ninhada_beijaflor.html
http://comunidade.bemsimples.com/bem-verde/w/bem-verde/Cinco-curiosidades-

Rainha dos recordes






Nem tudo na vida se resume a bater recordes, mas a verdade, é que estes nos impressionam. A Baleia Azul(Balaenoptera musculus), ocupa alguns dos mais majestosos pódios. Chegando a medir 30 metros de comprimento e a pesar mais de 130 toneladas, ela é o maior dos mamíferos, logo, o maior animal do mundo. Não só isso como é ainda um dos mais barulhentos, na medida em que as suas vocalizações chegam aos 188 decibéis, o que lhes permite serem ouvidas por outras baleias a uma distância de 1600 metros, sendo mais ruidosas que 100 motores de jato e podendo matar um pessoa caso a mesma se encontrar perto quando a baleia emitir estes sons.
Uma baleia azul adulta é tão grande que o seu coração é do tamanho de uma pequena casa, e na sua artéria aorta (que é a principal artéria que leva o sangue do coração) poderia caminhar uma pessoa adulta em pé.
Em sua língua cabem 50 homens adultos e seus filhotes já nascem pesando mais que um elefante.
É o maior ser vivo que o homem tem conhecimento que já habitou o planeta.

Fonte:http://www.instinto.pt/site/artigo.php?AGtTZAtela9Xr1tela9Xr1=ADZTMFRo
http://pt.wikibooks.org/wiki/Reino_animal/Baleia-azul

Porco-espinho


Nome científico: Erethizon dorsatum
Onde vive: florestas
Quanto pesa: de 10 a 24 kg
Filhotes: 2 por gestação
Característico por ter o corpo envolvido por espinhos, o porco-
espinho alimenta-se de raízes, tubérculos, cascas de árvores, frutas e cereais e, freqüentemente, come restos de presas de grandes mamíferos.Seu corpo é revestido por um espinho que é chamado acúleo. Apresenta, alternadamente, listras claras e escuras e pode atingir 30 centímetros de comprimento e 6 milímetros de diâmetro. Os espinhos causam feridas profundas e dolorosas em qualquer animal que tente atacar o porco-espinho.A toca do porco-espinho é constituída de várias galerias: a inferior é a mais usada pelo animal para entrar e sair; as outras são saídas de emergência. Essas galerias desembocam num túnel que, por sua vez, conduz ao ninho propriamente dito.Os espinhos são uma excelente arma de defesa do porco-espinho. Quando provocado, ele sacode os espinhos para assustar o inimigo. Normalmente os espinhos atingem a região da cauda, que, por serem muito afiados, penetram mais facilmente no agressor.

Fonte: http://www.curiosidadeanimal.com/mamifero_porco_espinho.shtml



Dragão de Komodo


Seu nome científico é Varanus komodoensis e pertencente da classe Reptilia. É o maior de todos os lagartos atuais. Há centenas de séculos esse réptil já vivia na Terra, muitos antes do surgimento do homem. Habita na ilha de Komodo na Indonésia e em outras pequenas ilhas próximas.
Aprecia bastante carniça e é capaz de devorar uma carcaça inteira de búfalo. Nada o impede que como animas vivos, pois ao morder sua vítima, uma infecção causada por várias bactérias em sua saliva vai acabar por matar o animal em pouco tempo. Depois quando sente o cheiro da carne putrefacta (consegue captar o cheiro a 7 km de distância) se digeri ao local para fazer seu banquete, arrancando facilmente a carne com as grandes unhas e boca. Geralmente, vários dragões também percebem o odor chegando ao mesmo tempo, assim a refeição é partilhada, de forma hierárquica, mas sempre com lutas entre eles.
Possuem um cardápio bem variado: porcos selvagens, cabras, cavalos, veados, macacos, búfalos, aves...
O dragão pode chegar a medir 3,5 metros e pesar 110 kg, vivendo 50 anos.
A fêmea coloca cerca de 25 ovos na areia, que se abrem entre 6 a 8 semanas depois, medindo 25 cm.

Fontes: http://bicharada.net/animais/animais.php?aid=170

http://coisadebichos.blogspot.com/2007/09/especial-drago-de-komodo.html