Páginas

terça-feira, 15 de junho de 2010

No clima da Copa!



Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Perissodactyla

Família: Equidae


Gênero: Equus



A zebra é um animal mamífero eqüídeo natural da África central e do sul. Seu pelo consiste num conjunto de listras brancas e pretas que a ajudam a fugir de seu predador. À noite, suas listras se confundem com a vegetação ajudando a escapar dos leões.

A zebra é um animal tranqüilo, normalmente só ataca se for necessário defender-se. Vivem entre famílias: macho, fêmea e filhotes. A zebra pode chegar a viver até 30 anos e sua gestação é de 360 dias e nasce uma única cria. Pode chegar a 2,4 m de comprimento e 1,5 de altura. Peso médio de 320 kg.

Uma curiosidade a cerca deste animal é se são brancas com listras pretas ou pretas com listras brancas. Você sabe a resposta? Bem, isso é mais ou menos o mesmo que perguntar quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha. Mas neste caso há uma resposta sim, a zebra é branca com listras pretas e isto pode ser comprovado na espécie Grevy, pois a mesma tem a barriga e a parte interna das patas inteiramente brancas tendo as listras a partir das laterais do corpo e por todo o resto do mesmo. A singularidade de suas listras é como a impressão digital de uma pessoa, não existe igual em toda a espécie, da mesma forma como ocorre com a pelagem das girafas. Embora aparentemente sejam iguais, as diferenças das espécies variam entre o padrão de listras, o focinho que em uma das espécies é preto, a altura, o formato das orelhas entre outros aspectos.



Classe - Mamíferos



Família -
Rinocerontídeos


Ordem -
Perissodáctilos (pés com número ímpar de dedos)



Rinoceronte, nome comum dado a certas espécies de ungulados de dedos ímpares, cuja característica mais notável é a presença de um ou dois chifres, que na verdade são excrescências da pele. São animais grandes, pesados, de corpo robusto e patas curtas.
Cada pé tem três dedos funcionais, cobertos por uma unha parecida com um casco. A pele é grossa, de cor cinza ou castanha, segundo a espécie. Pode viver até os 50 anos, se morrer naturalmente. Pode alcançar a velocidade de 45 km/h.
É um animal de pobre reprodução: apenas um filhote, depois de uma longa gestação de dezessete meses, o filhote pesa 25 kg e alimenta-se de leite materno até os dois anos de idade. Ao completar cinco ou sete anos, já é adulto e passa a viver sua própria vida.
Há cinco espécies que compõem o grupo dos rinocerontes (onde quatro são cada vez mais raras). As cinco espécies são herbívoras e se alimentam de uma grande variedade de plantas. A visão do rinoceronte é pobre, mas o animal compensa essa deficiência com um olfato e audição muito desenvolvidos. Os rinocerontes Indiano e Java, possuem apenas um chifre, enquanto os outros três possuem dois chifres.


Filo - Chordata (Cordados)

Classe - Vertebrata ( Vertebrados)

Ordem - Carnívora (Carnívoros)

Família - Felidae (Felinos)

Gênero - Panthera

Espécie - Leo


O leão, (Panthera Leo), membro da família dos Felídeos, tem o corpo musculoso, longo, com extremidades relativamente curtas e cabeça grande. Em média pesa cerca de 250 kg e medem 2 metros de comprimento mais a cauda e 1 metro de altura. O macho apresenta a cabeça e o pescoço cobertos por uma juba característica. Os machos adultos de leão podem chegar a ser cerca de 50% maiores que as fêmeas. A juba os faz parecer ainda de maior tamanho. O rugido do leão pode ser ouvido a 9 km de distância, costuma ser emitido quando os machos saem em caçada ao anoitecer, quando a caça tem êxito, e ao amanhecer. Os leões vivem em média de 20 a 25 anos.
Se um macho menor se dá conta de que está em desvantagem, a confrontação não costuma terminar em luta. No caso de haver uma briga, a juba ajuda a amortecer os golpes e dentadas do oponente.
Como a maioria dos felinos, ele também é bastante curioso, e qualquer objeto estranho para ele o amedronta e o afugenta: uma bandeira num mastro, uma roupa no varal ou um espantalho. Se estiver devorando uma presa e for surpreendido bruscamente, chega até a abandonar a presa, para pôr-se em fuga. Não importa o causador da surpresa; pode ser até um pequeno gambá.
Fonte: http://www.bicodocorvo.com.br/animais/mamiferos/curiosidades-zebra
http://www.bicodocorvo.com.br/animais/mamiferos/curiosidades-zebra

2 comentários:

  1. Oi Sabrina e grupo, show de bola essa ideia de associar a Copa aos animais da África, já tinha imaginado algo sobre isso. Bacana mesmo, parabéns. Com o som...melhor ainda.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. esses bichos são lindos e eu ri com a figura da zebra. realmente a música deu um diferencial no blog, tá muito bem feito, parabéns
    gostei da pesquisa sabrina (:
    ISIS MOCNY COUTINHO

    ResponderExcluir