Páginas

sábado, 10 de julho de 2010

Daltônicos


As formas de ver o mundo são tão variadas quanto a natureza. A percepção das cores depende dos tipos de pigmentos na retina, diz a Dora Fix Ventura, neurocientista da USP. Nos seres humanos há três pigmentos o verde, o azul e o vermelho permitindo a visão do vermelho ao violeta. Já mamíferos como gato e cachorro são daltônicos, pois possuem apenas dois pigmentos o verde e o azul. Vêem portanto menos cores. Esses bichos estão adaptados a vida noturna, que exige mais atenção às formas do que aos tons.

Cachorro sua?


O cão assim como outros animais parece que não sua, pois não possui glândulas sudoríparas. O cão troca calor através da respiração pela boca. Por isso é quem em dias muitos quentes ou após exercícios os cães ficam muito ofegantes, para poderem trocar calor mais rapidamente e esfriarem seus corpos.


terça-feira, 6 de julho de 2010

O menor mamífero do mundo

O Musaranho-de-dentes-brancos-anão (Suncus etruscus), é um mamífero (de todos os não-voadores), insectívoro minúsculo, que não cresce mais do que 36-52 mm de comprimento e pesa 1,6-2,4 g.
Seus filhotes costumam nascer cegos e pelados, e tornam-se independentes em poucos dias. Os filhotes nascem de uma gestação de 3 a 4 semanas, menores que uma abelha.

http://members.vienna.at/shrew/koenig-etruscus.gif

Esta espécie típica do Sul da Europa, incluindo a Península Ibérica, é invulgarmente peluda comparativamente com os musaranhos maiores, especialmente na cauda.
Encontra refúgio e alimentação em paredes de pedra, pilhas de pedra, debaixo dos toros, ruínas e habitações tradicionais do Homem. Entre as pedras encontra um microclima (com a temperatura a rondar os 20 ºC) que lhe resitir aos invernos do Mediterrâneo.
O musaranho-pigmeu é solitário, e pode chegar à morte se ficar exporto à luz do dia por um longo período; por isso se abriga em pedras e raízes de árvores.



http://elementy.ru/images/news/suncus_etruscus_600.jpg
Apesar do seu pequeno tamanho, este musaranho é um predador voraz de invertebrados, alguns comparativamente muito grandes, como gafanhotos.
Proporcionalmente ao seu tamanho, é o animal que consome mais energia, sendo também o recordista no ritmo cardiaco, que varia entre 835 (em repouso) e 1093 pulsações por minuto (em atividade), consumindo cerca de 67 vezes mais oxigénio por unidade de biomassa do que o Homem.

http://www.arkive.org/media/0E/0E1D87C1-FD67-47F4-835D-098C30A0874E/Presentation.Large/photo.jpg

Tem elevadas taxas de reprodução, que lhe permitem aumentar muito a densidade populacinal entre fins de Junho a fins de Setembro se as condições ambientais forem favoráveis, mas mantém-se ativo durante todo o ano, principalmente durante a noite.
Os predadores mais temidos por este musaranho são as rapinas noturnas.