Páginas

terça-feira, 6 de julho de 2010

O menor mamífero do mundo

O Musaranho-de-dentes-brancos-anão (Suncus etruscus), é um mamífero (de todos os não-voadores), insectívoro minúsculo, que não cresce mais do que 36-52 mm de comprimento e pesa 1,6-2,4 g.
Seus filhotes costumam nascer cegos e pelados, e tornam-se independentes em poucos dias. Os filhotes nascem de uma gestação de 3 a 4 semanas, menores que uma abelha.

http://members.vienna.at/shrew/koenig-etruscus.gif

Esta espécie típica do Sul da Europa, incluindo a Península Ibérica, é invulgarmente peluda comparativamente com os musaranhos maiores, especialmente na cauda.
Encontra refúgio e alimentação em paredes de pedra, pilhas de pedra, debaixo dos toros, ruínas e habitações tradicionais do Homem. Entre as pedras encontra um microclima (com a temperatura a rondar os 20 ºC) que lhe resitir aos invernos do Mediterrâneo.
O musaranho-pigmeu é solitário, e pode chegar à morte se ficar exporto à luz do dia por um longo período; por isso se abriga em pedras e raízes de árvores.



http://elementy.ru/images/news/suncus_etruscus_600.jpg
Apesar do seu pequeno tamanho, este musaranho é um predador voraz de invertebrados, alguns comparativamente muito grandes, como gafanhotos.
Proporcionalmente ao seu tamanho, é o animal que consome mais energia, sendo também o recordista no ritmo cardiaco, que varia entre 835 (em repouso) e 1093 pulsações por minuto (em atividade), consumindo cerca de 67 vezes mais oxigénio por unidade de biomassa do que o Homem.

http://www.arkive.org/media/0E/0E1D87C1-FD67-47F4-835D-098C30A0874E/Presentation.Large/photo.jpg

Tem elevadas taxas de reprodução, que lhe permitem aumentar muito a densidade populacinal entre fins de Junho a fins de Setembro se as condições ambientais forem favoráveis, mas mantém-se ativo durante todo o ano, principalmente durante a noite.
Os predadores mais temidos por este musaranho são as rapinas noturnas.




3 comentários:

  1. Confesso que achei o bichinho bem fofo! rsrs.
    E, também, o tamanho.. incrivelmente pequeno. (:

    ResponderExcluir
  2. Estamos tão acostumados com animais maiores... Tomara que nos demos conta de cuidar bem desses pequenos mamíferos porque, sem dúvida, são tão importantes quanto os grandões! Beijos, Sabrina!

    ResponderExcluir