Eles se diferem fisicamente por três coisas: o número de corcovas, a altura e o tipo de pêlo. Além disso, o hábitat deles não é o mesmo. Ambos são originários de um ancestral comum - que viveu na América do Norte há 40 milhões de anos - mas agora vivem em diferentes regiões do planeta. O camelo (Camelus bactrianus) é encontrado apenas na Ásia Central, ao passo que o dromedário (Camelus dromedarius), conhecido como camelo árabe, espalha-se não só por parte do continente asiático como também pela África. Na verdade, é ele que se vê naqueles filmes passados no deserto do Saara. Parentes bem próximos, esses dois mamíferos ruminantes são as únicas espécies da família Camelidae e são usados pelo homem como meio de transporte em regiões desérticas. Rápidos e resistentes, os dromedários podem correr a 16 km/h por até 18 horas seguidas.
Já os camelos viajam bem mais lentamente, a cerca de 5 km/h, mas em compensação são capazes de levar pesadas cargas em viagens de até 50 quilômetros de distância. Em comum ambos têm a capacidade de ficar durante vários dias sem beber água - há registro de animais que agüentaram até 17 dias sem um golinho sequer. Por serem "primos" não muito distantes, camelos e dromedários podem cruzar entre si, gerando crias que também são capazes de se reproduzir.
Ficha Técnica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Camelidae
Gênero: Camelus
Espécies: Camelus bactrianos e Camelus dromedarius
O camelo é um animal: mamífero, herbívoro, artiodáctilo e ungulado que contém duas espécies: o dromedário que tem ape
nas uma corcova e o bactriano que possui duas corcovas. O
dromedário e o bactriano são muito próximos podendo ter crias férteis. O
bactriano é mais retaco que o
dromedário e seus membros são mais curtos. Chegam a 3,5m de comprimento e vai além de 2m de altura. Chegam a pesar até 690 kg.
Os camelos foram domesticados há milhares de anos e tanto o bactriano quanto o dromedário são produtores de leite e carne e são usados também como transporte de cargas. O dromedário é encontrado no norte da África e Oriente Médio e o bactriano na Ásia Central. O camelo bactriano é mais tranqüilo que o dromedário, ele permite ser apanhado e arreado, para sozinho se a carga que estiver levando co
mece a cair. São animais bastante usados nos desertos, pois não precisam beber água muitas vezes, mas chegam a beber 120 litros de água de uma só vez. Alimenta-se de plantas ricas em sal e das estepes.
Fontes:
http://mundoestranho.abril.com.br/mundoanimal/pergunta_286565.shtmlhttp://www.brasilescola.com/animais/camelo.htm