Páginas

terça-feira, 22 de junho de 2010

Mamífero que coloca ovo







O ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus) é um animal muito, muito raro e estranho, que só existe na Austrália e na Nova Zelândia. Tem bico de pato, o corpo coberto de pêlo, cauda achatada, nada como um peixe e tem patas com membranas entre os dedos.
O mais estranho é que, das cerca de cinco mil espécies de mamíferos, o ornitorrinco é uma das únicas que põe ovos!
Quando os ovos se partem e o filhote nasce, passa a alimentar-se do leite da mãe que escorre de poros dilatados na pele. É que a ornitorrinco-fêmea tem glândulas mamárias, mas não tem tetas para alimentar os filhotes.
Tal como os outros mamíferos, o ornitorrinco tem o sangue quente.
Apesar de alimentar os filhotes com leite, o ornitorrinco é o mamífero menos parecido com um mamífero que existe. Provavelmente, é também o bicho mais esquisito. Para se mover na água, possui quatro grandes patas que funcionam como nadadeiras. O seu rabo é longo e achatado como o dos castores (mede cerca de 15 cm).
O ornitorrinco é um excelente nadador e consegue ficar debaixo da água durante 5 minutos!
Quando mergulha os olhos e as narinas ficam protegidos por uma espécie de bolsa que os deixa cegos e surdos. Mesmo assim, consegue movimentar-se muito bem porque tem um bico muito sensível que o guia em busca de alimento.
O ornitorrinco macho tem uma espécie de garra venenosa nas patas traseiras que pode até matar algum animal que o ataque. Quando chegam a adultos, o ornitorrinco mede mais ou menos 50 cm de comprimento.
Alimenta-se de girinos, crustáceos, vermes e peixinhos.
Embora passe a maior do tempo na água, o ornitorrinco cava o seu complicado ninho na margem de lagos e pequenos rios. A fêmea cava uma toca bem funda, com mais de 2 metros de comprimento, onde choca os seus ovos.

Fonte:http://biancanewlands.spaceblog.com.br/3228/curiosidades-da-internet-sobre-os-ornitorrincos/

5 comentários:

  1. Muito interessante estarmos antenados nesses animais que se ''camuflam''. Um mamífero que põe ovos, que parece ter uma variabilidade de vários animais diferentes. Muito boa a matéria.

    ResponderExcluir
  2. Eu também achei muito interessante o ornitorrinco ser um mamífero que põe ovos. É realmente um bicho muito diferente, bico de pato e rabo de castor.

    ResponderExcluir
  3. É interessante a observação da Letícia, ela nos faz pensar na evolução e ligação entre as diferentes espécies.

    ResponderExcluir
  4. É um mamífero realmente diferente: bico de pato, rabo de castor, glândulas mamárias sem tetas... Além de tudo isso, eles põem ovos! Eu nunca tinha parado para pensar nisso. Muito legal, Matheus!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir