Páginas

sábado, 26 de junho de 2010

Pombo-correio, e seu senso de direção...

Há muitos anos, quando não existia correio nem internet, as pessoas usavam pombos para enviar mensagens, que chegavam direitinho ao seu destino! O que ninguém entendia era como as aves viajavam longas distâncias e sabiam voltar para casa...

Existem algumas teorias sobre a capacidade de orientação dos pombos-correio, mas nenhuma delas é 100% comprovada. O que se sabe é que os pombos-correio sempre voltam para onde nasceram. E é só para lá – e não para qualquer lugar – que eles levam a encomenda. As explicações mais comuns são:

- Os pombos têm um “instinto natural” parecido com o de aves migratórias;
- A visão privilegiada permite que localizem pontos de referência com facilidade;
- Eles se orientam pela posição do Sol;
- Eles possuem uma “bússola natural”, formada por partículas de magnetita no bico. O mineral apontaria o norte da Terra.


Um pouco mais sobre essa "bússola natural"


Os cientistas da Nova Zelândia revelaram que os pombos-correio têm minúsculas partículas de ferro no bico superior que funcionam como as agulhas de uma bússola. “Essas partículas, que poderíamos comparar a agulhas, giram e sempre indicam a direção norte”, explica Cordula Mora, coordenadora da pesquisa.


3 comentários:

  1. Legal, Sabrina! Eu sempre me perguntei se os pombos-correio enviavam as "encomendas" para o lugar certo mesmo e o porquê disso. Muito interessante!

    ResponderExcluir
  2. Sempre tive curiosidade de saber como os pombos entregavam suas encomendas e voltavam para o lugar de partida.Achei super curioso..
    Eduarda Gazal

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha lido sobre isso. Irado que eles se orientem pelo campo magnético da Terra. Antes eu não acreditava que eles entregavam a carta no lugar certo.
    Laís Senna e Isis Mocny
    (Laisis)

    ResponderExcluir