Pombo-correio, e seu senso de direção...
Há muitos anos, quando não existia correio nem internet, as pessoas usavam pombos para enviar mensagens, que chegavam direitinho ao seu destino! O que ninguém entendia era como as aves viajavam longas distâncias e sabiam voltar para casa...
Existem algumas teorias sobre a capacidade de orientação dos pombos-correio, mas nenhuma delas é 100% comprovada. O que se sabe é que os pombos-correio sempre voltam para onde nasceram. E é só para lá – e não para qualquer lugar – que eles levam a encomenda. As explicações mais comuns são:
- Os pombos têm um “instinto natural” parecido com o de aves migratórias;
- A visão privilegiada permite que localizem pontos de referência com facilidade;
- Eles se orientam pela posição do Sol;
- Eles possuem uma “bússola natural”, formada por partículas de magnetita no bico. O mineral apontaria o norte da Terra.
Um pouco mais sobre essa "bússola natural"
Os cientistas da Nova Zelândia revelaram que os pombos-correio têm minúsculas partículas de ferro no bico superior que funcionam como as agulhas de uma bússola. “Essas partículas, que poderíamos comparar a agulhas, giram e sempre indicam a direção norte”, explica Cordula Mora, coordenadora da pesquisa.
Legal, Sabrina! Eu sempre me perguntei se os pombos-correio enviavam as "encomendas" para o lugar certo mesmo e o porquê disso. Muito interessante!
ResponderExcluirSempre tive curiosidade de saber como os pombos entregavam suas encomendas e voltavam para o lugar de partida.Achei super curioso..
ResponderExcluirEduarda Gazal
Eu já tinha lido sobre isso. Irado que eles se orientem pelo campo magnético da Terra. Antes eu não acreditava que eles entregavam a carta no lugar certo.
ResponderExcluirLaís Senna e Isis Mocny
(Laisis)