Seja bem-vindo ao BIG BLOGGER BRASIL. Um portal virtual para novas informações, curiosidade e diversão no mundo dos Mamíferos, Répteis e Aves.
sábado, 5 de junho de 2010
Curiosidades sobre os Morcegos
- São bons nadadores, quando necessário;
- Nem todos morcegos tem pelagem escura, algumas espécies tem pelagem clara;
- Um morcego insetívoro de apenas 4 gramas pode devorar até 200 insetos em uma única noite;
- Em alguns países as pessoas constroem casinhas para morcegos no quintal, assim como nós construímos para passarinhos;
- Morcegos não são cegos, eles possuem uma boa visão;
- As fezes dos morcegos foram largamente utilizadas no século passado para fabricação de pólvora.
- Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, os morcegos-vampiros não chupam o sangue (fazendo dois furinhos na vítima), mas sim usam os dentes incisivos para fazer um corte (parecido com uma raspagem) na pele do animal e usam a língua dobrada, em forma de tubo, para lamberem o sangue até se saciarem. A saliva tem um anticoagulante muito eficiente.
Fonte: http://www.faunacps.cnpm.embrapa.br/mamifero/curios.html
Morcegos - Afinal quem são estes bichos?
Os morcegos são mamíferos pertencentes à Classe Mammalia que caracteriza-se por animais vertebrados, possuidores de corpo coberto de pêlos e que nutrem seus filhotes no início de seu desenvolvimento por leite secretado pelas glândulas mamárias das fêmeas. Esta classe é subdividida em 19 ordens, entre as quais encontramos a dos Chiroptera, onde estão agrupados os morcegos. Algumas espécies já estão ameaçadas de extinção.
O nome Chiroptera origina-se de Chiro = mão e Ptero = asa, isto é, animais com a mão transformada em asa.
São os únicos mamíferos com capacidade real de vôo, propiciada pela membrana que une 4 dos 5 dedos do membro anterior, formando a asa. Outras espécies, como o esquilo-voador, apenas planam, após saltar de lugares altos.
Principais abrigos de morcegos:
- Construções abandonadas;
- Torres e forros de Igrejas;
- Cavernas e grutas;
- Túneis, bueiros e passagens de gado sob as rodovias;
- Silos;
- Pontes;
- Cisternas ou poços, estábulos;
- Copas e folhagens de árvores e arbustos, cachoeiras;
- Vãos de dilatação de prédios, ocos de árvores, fossos de elevadores.
Como o camaleão muda de cor?
Sob a pele do camaleão existem três tipos de células coloridas: vermelhas, amarelas e marrons. O animal adquire uma coloração ou outra de acordo com a mudança de tamanho dessas células. Embaixo do camaleão existe uma camada refletora que serve para misturar as cores. Assim, ele consegue se camuflar na vegetação e ficar fora do alcance de predadores
Fonte: http://www.guiadoscuriosos.com.br/perguntas/141/1/repteis.html
sexta-feira, 4 de junho de 2010
As aves fazem xixi?
Não, porque elas não têm bexiga para armazenar a urina. Quando ingerem líquidos, estes vão para o intestino, onde são absorvidos, depois passam para o sangue e chegam aos rins, onde são purificados. As impurezas - principalmente uma substância conhecida como urato - se depositam com as fezes numa parte do intestino chamada coprodeu. Nas fezes da maioria das aves existe uma porção esbranquiçada, que é formada pelo urato.
Fonte: http://www.guiadoscuriosos.com.br/perguntas/135/1/aves.html
Por que dizem que a orca é assassina?
A história de que a orca é assassina é antiga e vem do tempo em que os esquimós (que vivem no Polo Norte) ficavam impressionados com o jeito com que ela caçava focas e leões-marinhos. Em grupo, pode até atacar uma grande baleia. Em sua forte mandíbula, possui 50 dentes, que podem triturar ossos de outros animais com uma mordida.
Por causa dessa fama, os produtores de cinema lançaram em 1977, nos Estados Unidos, o filme Orca - A Baleia Assassina. Mas os especialistas garantem que ela não é feroz. É muito inteligente e, em cativeiro, só ataca humanos se sentir ameaçada (na natureza isso nunca ocorreu). Do mais, gosta mesmo é de animais marinhos.
Outra confusão é que muita gente acredita que a orca é baleia, mas não é! Isso ocorre porque os dois animais são da mesma ordem chamada cetáceos (mamíferos marinhos). Esse grupo se divide em dois, os que têm dentes e os desdentados. A orca tem dentes, assim como o golfinho, que faz parte da mesma família, chamada Delphinidae. Já a baleia tem um tipo de peneira na boca que os biólogos chamam de cerdas bucais. Essa é a principal diferença entre as duas. Para identificá-las, os estudiosos observam várias características, como aparência e local onde estão.
VEIO DA TERRA - A ordem dos cetáceos, da qual a orca e a baleia fazem parte, é formada por mamíferos aquáticos que antes eram terrestres e foram para a água há mais de 50 milhões de anos. Para fugir de predadores e buscar mais opções de alimentos, esses animais tiveram de se adaptar à vida no mar. A evolução transformou os membros anteriores (braços) em nadadeiras. Podem ficar muito tempo debaixo da água e respiram por orifícios no topo da cabeça. Mas precisam subir à superfície de tempos em tempos para fazer isso.
INTELIGENTES, FAZEM SHOWS
Golfinhos, focas e orcas são muito inteligentes e têm capacidade de aprender, por isso vários parques aquáticos utilizam-os em apresentações. Nos Estados Unidos, esses animais são os astros do SeaWorld (parque que exibe animais marinhos, em Orlando), onde fazem exibições ao lado de seus treinadores. No fim de fevereiro, em um desses shows, a treinadora Dawn Brancheau foi atacada por uma orca e morreu. Mesmo inteligente, os animais não têm noção de sua força. Acredita-se que a orca quisesse continuar a brincadeira. Qualquer bicho, mesmo sendo dócil, pode avançar contra humanos quando se sente em perigo ou está estressado por viver em cativeiro. Por isso é preciso sempre tomar cuidado.
PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE ELAS
De longe dá para perceber a principal diferença entre a orca e a baleia. A orca tem a barriga toda branquinha e manchas nas laterais do corpo, atrás e acima dos olhos, enquanto o resto do corpo é preto. Encontrar essas características nas baleias é bem mais difícil, porque há 17 espécies, enquanto há uma única de orca. As duas comunicam-se por meio da emissão de sons.
Enquanto a orca mede no máximo 10 metros e pesa até 10 toneladas, a baleia-azul - que não é azul, é cinza-azulada -, por exemplo, chega a 34 metros e 150 toneladas. É o maior animal do planeta. Tudo nela é grande. Os sons que emite podem viajar até 160 quilômetros, o que permite a comunicação com as mais distantes.
Das 17 espécies conhecidas, oito visitam o Brasil, mas é raro conseguir vê-las porque ficam longe das praias, onde o mar é mais frio.
Fonte: http://www.dgabc.com.br/News/5801904/por-que-dizem-que-a-orca-e-assassina.aspx
Fonte: http://www.dgabc.com.br/News/5801904/por-que-dizem-que-a-orca-e-assassina.aspx
Por que quando a lagartixa perde o rabo, outro nasce no lugar?
- Quando uma lagartixa é ameaçada por um predador, ela auto-amputa o rabo, que continua se movimentando por algum tempo, distraindo o agressor e dando tempo para a lagartixa escapar.
- Ela faz isso contraindo os músculos do rabo nos pontos das articulações entre as vértebras mais frouxas. Assim, nervos e vasos se desconectam mais facilmente
- A regeneração começa em seguida. As vértebras (que não se regeneram) são substituídas por bastões de cartilagem. Por isso, novas amputações só ocorrem em pontos da cauda mais próximos do corpo da lagartixa
Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/mundoanimal/pergunta_286049.shtml
terça-feira, 1 de junho de 2010
Apresentação do blog
Olá, aqui você irá descobrir muitas coisas sobre os mamíferos, as aves e os répteis.. Com muito conteúdo e muita diversão, a aprendisagem ficará mais fácil e melhor.
E nós, do blog BIG BLOGGER BRASIL, temos como objetivo ‘alimentar’ a pagina com noticias, curiosidades e informações sobre os Mamíferos, Répteis e Aves.
Geralmente, temos conclusões e noções muito superficiais sobre esses animais. Porém, o mundo animal é recheado de características especificas, próprias e muito interessantes que distinguem uns seres dos outros.
Por isso, num primeiro momento, gostaríamos de postar aqui, características básicas e necessárias para que todos apreciem o conteúdo do blog sem problemas de compreensão:
Mamíferos: Os mamíferos possuem muitas características estruturais que os distinguem prontamente de outros vertebrados. Um dos aspectos é a presença de glândulas, como as sebáceas, sudoríparas e mamárias, que são encontradas em muitas regiões do corpo. Outra característica importante é a presença de pelos durante algum período de vida, sendo que os adultos de algumas espécies podem apresentar redução ou mesmo ausênca de pelos. São animais endotérmicos, pois possuem mecanismos internos para o controle da temperatura corpórea.
Aves: As aves caracterizam-se por possuírem bicos e penas e todas as espécies botam ovos. Não possuem glândulas mamárias nem dentes. São endotérmicas, por isso são chamadas popularmente de animais de sangue quente. A grande maioria das espécies possui a capacidade de voar, à exceção de algumas como emas, avestruzes e pinguins.
Répteis: Considerados erroneamente animais de sangue frio, os répteis são, na verdade, animais ectotérmicos, isto é, dependem do calor do ambiente externo para regular a sua temperatura corpórea. Possuem o corpo recoberto por escamas e formas que variam desde uma serpente até uma tartaruga.
Fontes: http://www.lynn.pir.nom.br/dream/zoo/mamiferos/mamiferos.htm
http://www.lynn.pir.nom.br/dream/zoo/aves/aves.htm
http://www.lynn.pir.nom.br/dream/zoo/repteis/repteis.htm
E nós, do blog BIG BLOGGER BRASIL, temos como objetivo ‘alimentar’ a pagina com noticias, curiosidades e informações sobre os Mamíferos, Répteis e Aves.
Geralmente, temos conclusões e noções muito superficiais sobre esses animais. Porém, o mundo animal é recheado de características especificas, próprias e muito interessantes que distinguem uns seres dos outros.
Por isso, num primeiro momento, gostaríamos de postar aqui, características básicas e necessárias para que todos apreciem o conteúdo do blog sem problemas de compreensão:
Mamíferos: Os mamíferos possuem muitas características estruturais que os distinguem prontamente de outros vertebrados. Um dos aspectos é a presença de glândulas, como as sebáceas, sudoríparas e mamárias, que são encontradas em muitas regiões do corpo. Outra característica importante é a presença de pelos durante algum período de vida, sendo que os adultos de algumas espécies podem apresentar redução ou mesmo ausênca de pelos. São animais endotérmicos, pois possuem mecanismos internos para o controle da temperatura corpórea.
Aves: As aves caracterizam-se por possuírem bicos e penas e todas as espécies botam ovos. Não possuem glândulas mamárias nem dentes. São endotérmicas, por isso são chamadas popularmente de animais de sangue quente. A grande maioria das espécies possui a capacidade de voar, à exceção de algumas como emas, avestruzes e pinguins.
Répteis: Considerados erroneamente animais de sangue frio, os répteis são, na verdade, animais ectotérmicos, isto é, dependem do calor do ambiente externo para regular a sua temperatura corpórea. Possuem o corpo recoberto por escamas e formas que variam desde uma serpente até uma tartaruga.
Fontes: http://www.lynn.pir.nom.br/dream/zoo/mamiferos/mamiferos.htm
http://www.lynn.pir.nom.br/dream/zoo/aves/aves.htm
http://www.lynn.pir.nom.br/dream/zoo/repteis/repteis.htm
Assinar:
Postagens (Atom)