Seja bem-vindo ao BIG BLOGGER BRASIL. Um portal virtual para novas informações, curiosidade e diversão no mundo dos Mamíferos, Répteis e Aves.
sábado, 3 de julho de 2010
Quem é mais esperto: o burro ou o cavalo?
Aposto que você respondeu cavalo! Quem disse que os burros são ''burros''?
Muito pelo contrário. São considerados até mais inteligentes que os cavalos e são cheios de personalidade. É muito provável que a fama do burro venha do seu hábito de empacar. O que pouca gente sabe é que os burros empacam simplesmente porque querem parar naquele determinado momento. Logo, quando mandamos o burro andar e ele não sai do lugar, não é porque é “burro” e não entende o que estamos falando. Na verdade, ele está fazendo o que ele quer e não o que nós queremos.
Fonte: http://www.caocidadao.com.br/curiosidades_animais.php
Por que o pato sai seco da água?
Para quem já observou um pato sabe: apesar de nadar ele fica seco quando sai da água. Mas isso não acontece apenas com esses animais, os cisnes também têm essa característica, além de outras aves que nadam.
Esse fenômeno acontece, pois esses animais possuem uma espécie de sistema de impermeabilização que faz com que esses bichos entrem na água e saiam secos. Os animais possuem glândulas próximas a cauda que liberam uma secreção oleosa que produz o efeito de impermeabilização. O bicho espalha o líquido com a ajuda do bico por todo o seu corpo.
Com esse processo, além do animal sair seco, também auxilia para que ele possa flutuar na água e consiga nadar com maior facilidade.
Fonte: http://www.petfriends.com.br/news/news_materia131.htm#4
terça-feira, 29 de junho de 2010
A ave Bandeirinha
FILO: Chordata
CLASSE: Ave
ORDEM:Passeriformes
FAMÍLIA: Emberizidae
HABITAT: da Bahia e Minas ao Rio Grande do Sul e Paraguai
PESO: 13 Gramas
TAMANHO: 10 cm
ALIMENTAÇÃO: Frutinhas duras da mata do cipó, folhas e também néctar. Aprecia a erva-do-passarinho, planta nociva frequente nas cidades, folhas
OVOS: 2 a 3 por vez
PERÍODO DE INCUBAÇÃO: 17 dias
NINHO: Redondo e bem escondido dentro do penacho dos coqueiros ou na barba-de-velho. macho e fêmea trabalham juntos para construir o ninho onde os ovos serão chocados.
Os gorilas
Estima-se uma população total na natureza de uns 110.000 gorilas onde a do Gorila Oriental Montanhês (Gorilla beringei beringei) não tem mais que 1000 indivíduos.
O gorila tem hábitos diurnos e terrestre; passa a maior parte do dia comendo e descansando. Tanto os machos como as fêmeas preparam nos ramos não muito altos ou na terra, a cada tarde, um novo ninho ou cama onde dormem. O macho principal normalmente prepara sua cama no solo.
A unidade familiar consiste de um macho dominante, é possível que tenham um ou dois machos adultos subordinados, e uma ou várias fêmeas e seus filhos. Normalmente estes grupos consistem de cinco a doze indivíduos, mas podem ser de até trinta deles. Usualmente o macho dominante é um adulto que já tem as costas prateadas (silver back). Alguns machos vivem solitários.
Não é uma espécie territorial. Quando dois grupos se encontram é usual que cada grupo continue com suas atividades sem nenhuma demonstração de agressão entre os machos dominantes. Cada grupo emprega um área de ação de 200 a 5000 hectares.
As mães têm um filho em cada gravidez. É possível que sejam dois mas na natureza usualmente só um sobrevive. Normalmente as mães só têm um filho a cada cinco ou seis anos. A menstruação é a cada 28 dias e são capazes de procriar durante todo o ano. O período de gestação é de oito meses. Ao nascer o filhote pesa uns dois quilogramas. As fêmeas atingem a maturidade aos 7 ou 8 anos, os machos são adultos aos 12 anos e têm uma longevidade de 40 anos.
A alimentação do gorila consiste de frutas e folhas dependendo da região e os gorilas machos chegam apesar entre 120 e 182 quilos, atingindo uma altura de 1.6 a 2 metros. As fêmeas são menores, as maiores pesam uns 90 quilos. As patas superiores são mais longas do que as patas inferiores. O gorila tem a parte posterior da pata inferior (pé), o calcanhar, adaptado para caminhar em dois pés, locomoção bípede.
Na África, os gorilas são caçados para servir de alimento ou como retaliação por atacarem colheitas. Alguns são vítimas de armadilhas preparadas para antílopes e outros animais. Caçadores também tem destruído famílias inteiras na tentativa de capturar filhotes para zoológicos.
Uma outra curiosidade é que ao sentir fome eles mostram a língua e compartilham 98,4 % do nosso DNA.
Fontes: http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=997
http://ferananet.blogspot.com/2008/06/curiosidades-sobre-os-gorilas.html
http://www.instinto.pt/site/artigo.php?AGtTZAtela9Xr1tela9Xr1=ADdTMVRn
Para um estudo mais abrangente visite o site:
http://www.yog2009.org/YoG_Downloads/Portuguese_YoG_article_Brazil.pdf
domingo, 27 de junho de 2010
Qual é a cobra mais venenosa do mundo? E do Brasil?
A campeã mundial é a taipan do interior (Oxyuranus microlepidotus), um veneno que praticamente só pode ser encontrada na Austrália. Ela é tão perigosa que uma só picada contém veneno suficiente para matar mais de 100 pessoas ou 250 mil camundongos! Em nosso país, o ranking das peçonhentas é liderado pela coral-verdadeira (Micrurus sp.), uma parente distante da taipan. "Ambas pertencem à família Elapidae, que conta com 240 espécies altamente venenosas em todo o planeta, exceto na Europa", diz o biólogo Otávio Marques, do Instituto Butantan, em São Paulo. Estima-se que, todos os anos, ocorram de um a dois milhões de acidentes envolvendo seres humanos e cobras (venenosas e não-venenosas), dos quais cerca de 50 mil resultam em morte. As cobras venenosas são divididas em três categorias, conforme a ação do seu veneno.
"O primeiro grupo é o das cobras cujo veneno age no sistema nervoso periférico, causando parada respiratória - é o caso da taipan e da coral. Já as víboras inoculam substâncias tóxicas que provocam distúrbios na coagulação do sangue, hemorragias e necrose local. As serpentes marinhas, por fim, liberam um tipo de veneno chamado miotóxico, que causa destruição das fibras musculares e insuficiência renal aguda", afirma Fátima Viveiros, também bióloga do Instituto Butantan.
Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/mundoanimal/pergunta_286029.shtml