Páginas

domingo, 6 de junho de 2010

Veneno de serpente pode ser arma contra avanço do câncer


A proteína desintegrina, presente no veneno de serpentes, pode ser a arma contra o avanço do câncer, segundo conclusão da coordenadora do projeto de estudo para a cura do câncer, Thereza Christina Barja-Fidalgo, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Pesquisas feitas com o veneno das espécies Bothrops jararaca, Agkistrodon rhodostoma e Trimeresurus flavoviridis revelaram que a desintegrina é capaz de interferir na função das integrinas, proteínas utilizadas pelas células cancerígenas para se multiplicar e espalhar pelo corpo, formando as chamadas metástases.
O estudo realizou testes em camundongos utilizando as substâncias, e os resultados foram animadores: “Nos camundongos que receberam as desintegrinas, o processo de metástase diminuiu substancialmente. Já no grupo de animais que não recebeu a medicação, houve uma alta formação de tumores no pulmão”, diz a pesquisadora.
Ainda não se sabe se esta aplicação do veneno é válida para outros tipos de câncer. A meta agora é testá-la in vitro em células cancerígenas humanas.
Fonte: http://eptv.globo.com/busca/busca_interna.aspx?250766

Nenhum comentário:

Postar um comentário