Páginas

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Ariranha

Seu nome científico é Pteronura brasiliensis da ordem dos Carnivora (Carnívoros) e da família Mustalidae (Mustelídeos). A ariranha é um parente próximo da lontra, porém bem maior: pode atingir 2,20 m de comprimento. Como a lontra, tem hábitos gregários e vive ao longo das margens dos rios. Alimenta-se sobretudo de peixes, que pesca durante o dia, mas também não despreza pequenos mamíferos e pássaros aquáticos - e seus ovos e filhotes. Seu tamanho principalmente a forte dentadura não a fazem recuar mesmo diante de animais maiores que ela.




- Habitat: Regiões úmidas, rios, lagos, pântanos e, particularmente, as águas "negras" da bacia amazônica.


É uma espécie em perigo e a principal ameaça à sua sobrevivência é o desmatamento e destruição do seu habitat. A poluição dos rios, principalmente junto de explorações mineiras causam vítimas entre as lontras que se alimentam de peixe contaminado por metais, que se acumulam nos peixes e mais intensamente ainda nas ariranhas que estão no topo da cadeia alimentar. Entre os metais o que mais freqüentemente contamina animais é o mercúrio, usado na extração de ouro. Há também algumas perdas devidas a caça furtiva por causa da pele, que foi mais intensa no passado.





- Curiosidade: Não é comum o ataque das ariranhas em humanos, esses ataque são raros, a maioria ocorre acidentalmente na região da bacia amazônica.
Porém em 1977 um ataque resultou na morte do Sargento Silvio Delmar Hollenbach no Jardim Zoológico de Basília.


Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ariranha
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/ariranha.php

4 comentários:

  1. Oi Sabrina e grupo, o blog de vocês está muito bonito e acredito que pode melhorar mais ainda.
    Vou dar uma dica: dêem uma olhada no nome científico da ariranha, ele deve estar em itálico, ok? Parabéns para o grupo.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela dica!
    Já modificamos! (:

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Fernanda! Você foi a primeira a encontrar um dos erros propositalmente espalhados pela nossa equipe! Continue procurando!

    ResponderExcluir
  4. Certa vez fiz um estágio numa criação de trutas e as lontras eram as grandes responsáveis por uma bagunça absurda durante a noite ao tentarem capturar os peixes.
    Fernanda

    ResponderExcluir